Um dos critérios para a realização da cirurgia bariátrica é que o paciente passe por avaliação psicológica e que, neste caso, investigará se o paciente possui condições psíquicas, para ser submetido ao procedimento, e se possui recursos internos e apoio familiar para lidar com os desafios do pós-operatório e dos novos hábitos de vida após o procedimento.
A psicoeducação, neste contexto, visa informar o paciente sobre todas essas questões, além de ser um momento para tirar as suas dúvidas e analisar as suas expectativas, desejos, fantasias e motivação com relação ao procedimento.
A cirurgia bariátrica é um procedimento extremamente invasivo e seu pós-operatório é bastante desafiador e definitivo para o sucesso da cirurgia, sendo o apoio familiar e/ou conjugal muito importante neste período.
A avaliação, neste caso, funciona como um momento de reflexão e ponderação, revelando uma das etapas mais importantes do processo. Muitos temem passar pela avaliação psicológica ou até a acham desnecessária, no entanto se faz extremamente necessária e benéfica.